BEM VINDOS-Welcome

Este blog foi criado segundo orientações da professora de Ensino de Geografia e Estagio de vivência docente da Universidade Estadual de Londrina, com o intuito de publicar os trabalhos realizados durante as aulas.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

PLANO DE AULA SIMULADA

1. Identificação

Data da aula: 25/06/2008

Série: 8ª

Tema: África: Paisagens Naturais, relevo e hidrografia, vulcões, clima e vegetação, desertos africanos e oásis.

2. Objetivos

O objetivo é fazer o aluno conhecer um pouco mais sobre as paisagens naturais da África, conhecendo sua localização, as formas de relevo, a hidrografia, os lagos, principais vulcões, os tipos de clima e cada região africana e a conseqüente vegetação, os desertos do Saara os Oásis.Enfim, uma aula mostrando as características gerais da paisagem africana, e que um pouco de conhecimento seja transmitido para eles.

3. Conteúdo

ÁFRICA: PAISAGENS NATURAIS.

A África é o terceiro maior continente em extensão, 75% de seu território esta localizado na parte intertropical do globo, ou seja, entre o tropico de Câncer, ao norte, e pelo trópico de Capricórnio, ao Sul.

É o continente mais tropical o mundo, apresentando temperaturas elevadas. É cortado pela linha do Equador em sua parte central ficando com terras igualmente distribuídas pelos hemisférios norte e sul. No lado Ocidental, é atravessado pelo meridiano de Greenwich e banhado ao norte pelo Mar Mediterrâneo, ao sul pelos oceanos Indico e Atlântico e a leste pelo mar Vermelho e Oceano Indico e a oeste pelo Atlântico.

Relevo e Hidrografia.

O continente é um grande planalto, formado em sua maior parte por rochas antigas, com altitude media de 700 metros. Há planícies em geral litorâneas ou fluviais.

O continente pode ser dividido em norte-ocidental, de formas mais baixas, e sul-oriental, de topografia mais elevada.

As terras altas africanas chegam até perto do mar, onde formam paredões abruptos que caem para as estreitas planícies costeiras. Essa característica aparece na parte sudoeste do continente e constitui obstáculo à penetração do interior, dificuldade que os europeus vivenciaram no século XIX.

Elevações importantes são o planalto da Etiópia e o planalto dos grandes lagos, situados no lado oriental do continente. Alem dos planaltos, o relevo africano apresenta extensas áreas de depressões onde se instalam os desertos continentais.

Há 2 cadeias de montanhas principais:

- Cadeia do Atlas: se localiza no noroeste africano, com elevações de 4000 metros de altura.

- Cadeia do Drakensberg: Situada no extremo sul alcançam cerca de 3000 metros.

A hidrografia é formada por poucos rios e lagos, o mais importante é o rio Nilo, que nasce no lago vitória e corre para o norte, desaguando no Mar Mediterrâneo. O Egito e o Sudão dependem quase inteiramente desse rio.

O Congo atravessa duas vezes a linha do Equador desembocando no Oceano Atlântico, a oeste do continente.

O Níger deságua no Golfo da Guiné. Na parte Sul, o Zambeze e o Limpopo desembocam no oceano Indico, e o Orange, no oceano Atlântico.

Em conseqüência do relevo, os grandes rios africanos são de planalto, por isso formam series de cachoeiras. Inclui também numerosos lagos de grande superfície como o Vitória.

Vulcões

Quando ocorreram os grandes dobramentos responsáveis pelas atuais cadeias de montanhas jovens do mundo, os maciços de rochas antigas da África foram muito atingidos, pois sofreram grandes pressões. Devido a essas pressões, as rochas da parte leste do continente foram fraturadas, alguns bloco se elevaram e outros afundaram. S blocos elevado deram origem a altas montanhas e planaltos. Os que afundaram fizeram surgir grandes fossas tectônicas. Sobre essas fossas, o acumulo de água acabou formando grande lagos como o Vitória, localizado na Tanzânia..

Ao mesmo tempo, as fraturas ocorridas na crosta terrestre fizeram o magma subir, dando origem a muitos vulcões , como o Quilimanjaro localizado no norte da Tanzânia, atingindo 6000 metros de altitude, e o Quênia com mais de 5000 metros de altitude.

Existe um extenso e alongado vale de aprofundamento, o Grand Rift Valley, formado por fraturas.

Os derrames de lava deram origem a rochas vulcânicas. A porção oriental apresenta grandes altitudes representadas por planaltos, montanhas e vulcões.

Clima e Vegetação

Há grande diversidade de tipos climáticos que condicionam formações vegetais também variadas.

Os climas se dividem em:

-Clima equatorial

-Clima tropical, com variações tropical úmido, tropical semi-úmido e tropical de altitude.

-Clima mediterrâneo

-Climas árido e semi-árido.

Clima Equatorial: ocorre na parte central e oeste da faixa equatorial. A temperatura media anual ultrapassa 25˚C. As chuvas são abundantes e geralmente bem distribuídas durante o ano.

A vegetação são as florestas pluviais. Na zona do Equador elas são chamadas de florestas Equatoriais. Na áfrica central a floresta do Congo representa bem esse tipo de formação vegetal.

Clima tropical: temperaturas médias entre 18˚C e 25˚C e maior amplitude térmica anual em relação ao clima equatorial.

Clima tropical semi-úmido: se localiza no interior, apresentando duas estações bem definidas: verão acentuado e chuvoso e inverno moderado e seco.

Clima tropical úmido: menos quente que o equatorial, mas também com chuvas bem distribuídas.

Vegetação: A vegetação típica do clima tropical úmido são as florestas tropicais formadas por árvores de menor porte. Nas áreas em que o clima apresenta uma estação chuvosa e outra seca, a vegetação é formada pó campos, com arbustos e arvores dispersas. São as savanas, que cobrem grandes extensões africanas. No clima tropical de altitude, alem de savanas, há campos com formações vegetais efêmeras (aparecem quando o gelo se desfaz).

Clima mediterrâneo: No extremo norte da África, o clima é subtropical do tipo mediterrâneo, com seca no verão e chuvosa no inverno. Estende-se pela faixa litorânea da Líbia e do Egito, onde o ambiente torna-se semi-árido, com vegetação formada por plantas arbustivas e espinhosas.

Climas áridos: climas áridos ou desérticos apresentam escassez e irregularidade de chuvas e grande variação diária de temperatura. Dias quentes e noites frias. As plantas apresentam espinhos em lugar de falhas para diminuir a transpiração. As plantas são xeromorfas, que possuem formas adaptas à falta de água.

No sul do Saara, os estepes dominam essa paisagem, com uma vegetação rasteira formada por ervas baixas e gramíneas dispersas.

Desertos Africanos

Um terço da áfrica é constituída por regiões áridas, principalmente ao norte- o Saara- e no sudoeste do continente- o Kalahari.

Saara: Situado no norte da África é o maior deserto do mundo, superando o Brasil em tamanho. É um enorme depósitos de areai e rochas, cujo subsolo é rico em ferro, petróleo, gás natural e fosfato, favorecendo à exploração mineral.

Há lugares planos e elevados, que compõe planaltos rochosos; lugares com extensas dunas; e uma faixa montanhosa que integra a cadeia do Atlas.

Kalahari: Localizado no Sudoeste africano, com 600 mil quilômetros quadrados.O solo é pedregoso, e o subsolo rico em minérios como o diamante.

Oásis

Os Oásis são ilhas de povoamento que se formam junto a uma fonte natural de água em pleno deserto. O líquido aflui à superfície a partir dos lençóis freáticos originados da água das chuvas que penetrou nas camadas rochosas permeáveis, acumulando-se ao encontrar uma camada permeável.

4. Procedimentos

A aula será expositiva, com alguns dados no quadro negro. Iniciaria colocando data no quadro com titulo da aula, e começaria falando da localização da África um pouco de cada item e conforme o assunto, iria mostrando no mapa aonde se localizam os diferentes relevos, hidrografia, lagos, vulcões, clima e vegetação e dependendo até algumas ilustrações, principalmente de vulcões e tipos de vegetação.Depois de abordados e localizados cada item faria uma rápida explicação sobre os desertos africanos e os oásis, mostrando algumas fotos destes para uma mais fácil assimilação do conteúdo abordado.Sempre parando em determinados conceitos, perguntando se os alunos compreenderam ou quem sabe o que é tal conceito.Com respeito ã organização da lousa, colocaria apenas os tópicos e os principais itens de cada um, com uma pequena explicação na frente.

5. Recursos

Quadro-negro, giz, retroprojetor, mapa físico da África, de relevo, clima e vegetação. Ilustrações no retroprojetor de algumas paisagens e vegetação africana.

6. Avaliação

Será realizada uma atividade passada no quadro, para entregar na outra aula. Serão 5 questões abrangendo todo o conteúdo da aula.

-Dê a localização da África com as coordenadas geográficas que passam pelo continente.

-Quais os tipos de relevo predominantes?

-Cite os tipos de clima da África e descreva suas principais características.

-Quais as vegetações encontradas na África?

-Quais são os 2 desertos principais da África e o que são os Oásis?

7. Bibliografia

MOREIRA, Igor. Construindo o Espaço Mundial. Ed.Ática, 3ªedição, 1ªimpressão. 2002. Págs.130-141.

2 comentários:

Unknown disse...

quais são os hemisferios delimitados pelo meridiano de greenwich ?

Unknown disse...

latitude é a distancia medida em graus de um ponto qualquer da terra até a loinha do equador. O que acontece com a temperatura do ar atmosférico a medida que afastamos da linha do equador ?