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Este blog foi criado segundo orientações da professora de Ensino de Geografia e Estagio de vivência docente da Universidade Estadual de Londrina, com o intuito de publicar os trabalhos realizados durante as aulas.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Estágio de Observação-Ensino Médio

INTRODUÇÃO

O presente trabalho, proposto pela professora doutora Rosely S. Archela, na disciplina Ensino de Geografia e Estágio de Vivência Docente, tem por objetivo vivenciar a prática docente no ensino médio em escolas públicas. Neste caso, o colégio estudado foi o Colégio Estadual Hugo Simas, localizado no centro da cidade de Londrina-PR.

Foi observada a prática docente, como o professor faz o planejamento das aulas, como o professor trabalha em sala de aula, sua postura, didática, material utilizado, infra-estrutura do colégio e da sala de aula, e tudo que envolve o magistério e a educação, inclusive o comportamento dos alunos.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O colégio em que foi realizado o Estágio de Observação de Vivência Docente foi o Colégio Estadual Hugo Simas, localizado na Rua PioXII, número 195, no centro da cidade de Londrina-Paraná.

O colégio conta com muitos funcionários como faxineiros, cozinheiros, seguranças, porteiros, secretários, professores, coordenadores, diretores, entre outros.

Quanto à estrutura física, o colégio ocupa quase um quarteirão, foi recentemente reformado, é um local muito bonito, bem conservado e organizado. Quando se entra no colégio, pode-se ver alguns trabalhos expostos de diversas disciplinas nos murais realizados pelos alunos. O ambiente sala de aula também é bem conservado, com carteiras razoavelmente confortáveis e comporta ,em média, pelo menos na sexta série, 40 alunos.

Pode ser observado também a presença das televisões com entrada para pendrive para ser usada pelos professores em sala de aula. Todas as salas visitadas possuíam um aparelho.

O período observado foi o noturno. Os alunos do colegial não utilizam o uniforme e ficam retidos na quadra do colégio enquanto aguardam o sinal para início das aulas. O que se pode notar nos alunos do colégio é que em sua maioria são alunos de classe média, diferente dos das escolas periféricas onde as rendas são mais baixas já que muitos estavam bem vestidos com roupas da moda e muitos possuíam carros.

O colégio tem grande importância para o lugar onde está instalado porque abriga uma quantidade enorme de alunos, desde a primeira série do ensino fundamental ao terceiro colegial do ensino médio.

HISTÓRIA DE VIDA DO PROFESSOR

O professor que concedeu o estágio e quem a aula tive a oportunidade de observar está trabalhando neste colégio há um ano, tendo iniciado suas atividades no início do período letivo de 2008, lecionando com turmas de 2ª e 3ª colegial.

O professor já lecionou em escolas particulares, universidades e escolas públicas de várias cidades. Na rede pública atua há 7 anos.

Para ele cada turma tem sua maneira de se relacionar com ele e de se comportar. Dentro de uma mesma série, mas em outra turma, os alunos são diferentes, cada um com sua realidade e comportamentos diferentes, portanto o rendimento da aula será também outro.

PLANEJAMENTO DE AULA

O professor para planejar suas aulas, segue a grade do governo, montando uma apostila própria seguindo um cronograma da escola, e com isso ele leciona durante o ano inteiro, portanto suas aulas já são planejadas no começo do ano. Utiliza bastante material de diversas autorias e tipos como livros, livros didáticos, revistas e jornais.

No quarto bimestre ele escolhe os assuntos que são mais importantes para o vestibular e os temas mais atuais. Segundo ele, no quarto bimestre ele não segue totalmente a grade, e dá conteúdos atuais, porque os alunos já não estão mais empolgados ou muito interessados em assistir as aulas porque a época de vestibular é uma época de muita tensão e pressão para muitos deles, portanto ele prefere dar uma aula mais tranqüila, com assuntos atuais que provavelmente aparecerão nos vestibulares.

O professor se mantêm em pé durante toda a aula, com boa entonação de voz, boa dinâmica, interagindo com a turma como se fosse uma conversa, da aulas normalmente expositiva e utiliza o quadro-negro para colocar apenas as principais palavras como um roteiro dos assuntos abordados em sala.

Acho que ele deveria ter explorado mais o quadro-negro já que muitas vezes só de ouvir o aluno não aprende, mas por outro lado ele substitui o quadro-negro pelo ditado.

O ditado traz as principais idéias, o que também é bom para o aluno, tendo quase o mesmo efeito que o quadro-negro.

RELATÓRIO DE AULA

As aulas ocorreram nos dias 17/05/2008 e 22/10/2008 e em cada dia foram observadas 5 aulas de diferentes turmas de 2º e 3º colegiais.

Primeira aula:

A primeira aula de observação ocorreu na sala de alunos do terceiro colegial e seu tempo de duração foi das 18:45h as 19:35h.

O tema tratado foi a Nova Política Econômica1, mais especificamente sobre a China, abordando um pouco de pirataria, industrialização, controle do crescimento populacional,etc, sempre relacionando com notícias atuais e exemplos reais. A sala estava com muito poucos alunos, já que era uma sexta-feira e muitos estavam “matando” aula. Apesar disso a sala estava bem comportada e muitos participavam ativamente da aula.

Quanto à didática do professor ela é muito boa. Ele se mantêm em pé durante toda a aula, com boa entonação de voz, boa dinâmica, interagindo com a turma como se fosse uma conversa, a aula toda foi expositiva.

Os únicos problemas foram que ele não passa nada no quadro negro, o que dificulta na memorização do conteúdo já que os alunos não copiam nada para relembrarem depois, e também as aulas normalmente demoram 10 minutos para começar depois que o sinal tocou e ele acaba quase 15 minutos antes o conteúdo, o que pode ser ruim já que muitos ficam sem fazer nada sendo que ele poderia explorar melhor o tempo dando mais conteúdo, mas por outro lado ele tira as dúvidas daqueles que vem a sua mesa após a aula, o que é bom já que o aluno pode tirar suas dúvidas na hora.

Durante esses 15 minutos restantes ele fez a chamada e tirou algumas dúvidas de alguns alunos.

Segunda aula:

Realizada em outra turma de terceiro colegial das 19:35h as 20:20h.

Nessa turma os alunos estavam em maior número. O conteúdo foi o mesmo do da primeira aula, sobre a China e como ela se tornou uma potência mundial. A forma de dar aula foi exatamente a mesma.

A sala era bem comportada, porém observou-se muitos alunos utilizando celular durante as explicações, o que atrapalha no seu aprendizado e muitas vezes dos demais alunos. Mas aí também depende do professor, pois a maioria proíbe o uso desse tipo de mídia em sala de aula, porém este professor não reclamou em nenhum momento, o que é ruim, pois assim os alunos nunca irão parar de utilizá-la em hora errada. No fim fez a chamada.

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Terceira aula:

A terceira aula ocorreu das 20:20h as 21:00h em uma turma de terceiro colegial.

Havia poucos alunos em sala. O conteúdo foi o mesmo, mas conseguiu adiantar o próximo conteúdo que era a Nova Política Econômica 2. A forma de dar aula foi exatamente a mesma, já que era uma turma também de terceiro colegial e ele segue a mesma didática em todas as turmas de mesma série, o que pode ser um pouco cansativo para quem observa, mas por outro lado facilita para o professor que não tem que planejar uma aula pra cada turma.

Observei aqui também um número muito grande de alunos mexendo no celular durante a aula. Aqui nessa turma o professor chamou a atenção de um aluno, mas não pelo uso de celular, e sim pela conversa.

No final tirou dúvidas e fez a chamada.

Quarta aula:

A quarta aula ocorreu das 21:20h as 22:00h em uma turma de segundo colegial.

Por falta de alunos presentes em sala o professor não deu aula alguma para não prejudicar o resto da turma já que iria dar um conteúdo novo. Isso mostra o descaso dos alunos com sua vida escolar. Dizem que o ensino no Brasil é ruim por causa da má formação de professores, mas e os alunos? De que adianta o professor vir preparado para lecionar se os alunos não têm responsabilidade e não comparecem à sala de aula? Devemos pensar nisso também e não culpar somente os professores desse problema do ensino público brasileiro.

Neste momento aproveitei para conversar com o professor sobre sua historia de vida docente que pode ser lida no item “História de vida do professor” na página 3.

Quinta aula:

A quinta aula ocorre das 22:00h as 22:40h numa turma de segundo colegial.

Havia poucos alunos, mas o suficiente para dar aula. O tema tratado foi a Guerra do Golfo e começou a aula fazendo um ditado sobre a guerra. Depois do ditado deu aula expositiva.

O que achei bom para essa aula foi o fato de ele ter localizado o país trabalhado desenhando-o no quadro-negro com latitude e longitude, o que é muito importante ao seu lecionar geografia.

Sexta aula:

A sexta aula foi realizada no dia 22 de outubro de 2008 numa turma de terceiro colegial, sendo a aula das 18:45h as 19:35h.

Hoje, muitos alunos chegaram atrasados, em média dez minutos de atraso, ao menos a sala hoje estava cheia.

O tema tratado foi sobre a Hidrelétrica da China, a três gargantas.ele seguiu o mesmo esquema de dar ditado e aula expositiva colocando palavras-chave na lousa. Ao final tirou dúvidas e fez a chamada.

Sétima aula:

A sétima aula teve início as 19:35h e terminou as 20:20h numa turma de terceiro colegial.

O tema foi o mesmo da sexta aula, com a mesma forma de dar aula. Durante a aula um aluno sai da sala para atender ao celular sem pedir permissão do professor, e o professor nada fez, sem contar que havia muita conversa. Depois fez chamada e terminou a aula mais cedo.

Oitava aula:

A oitava aula ocorreu das 20:20h as 21:00h em uma turma de terceiro colegial.

Mesma didática e mesmo conteúdo da sétima aula. Nesta turma a sala participou bem da aula, e também a presença de alunos aumentou, porém observei alguns alunos dormindo durante a aula. No final fez chamada.

Nona aula:

Ocorreu das 21:20h as 22:00h no segundo colegial.

Havia poucos alunos novamente. O professor mudou a didática com os ditados e deu exercícios sobre o oriente médio.

Nessa aula observei muitas conversas e ainda havia um grupo de alunos ouvindo mp-3 muito alto atrapalhando até o professor, mas este apenas pediu para abaixar o volume. No final fez chamada.

Décima aula:

A última aula observada foi numa turma de segundo colegial e ocorreu das 22:00h as 22:40h.

A presença dois alunos estava razoável e o tema foi a Guerra do Golfo. Fez o ditado como sempre e um mapa com as coordenadas. Passou alguns dados dos grupos radicais do oriente médio no quadro negro e fez chamada no final da aula.

CONCLUSÃO

O que pude observar e conseqüentemente aprender sobre as condições de ensino brasileiro foi de que, apesar da boa infra-estrutura do colégio, ainda poderia ser melhor, disponibilizando mais recursos para facilitar o exercício docente.

Se eu estivesse lecionando no lugar do professor eu trabalharia melhor o tempo da aula e passaria mais coisas no quadro-negro já que é um recurso a mais para ser utilizado. Com relação à didática, eu gostei muito, achei bem interessante e útil.

O que achei ruim foi o professor não se manifestar quando ocorria uso de celulares e mp-3 porque atrapalha muito o aprendizado e os demais alunos O ensino público, ao menos no colégio que observei, é bom, tanto que até me surpreendi, pois tinha a idéia de que era extremamente precário, horrível, mas vi que era diferente, era um local de trabalho normal, com boa infra-estrutura e bons alunos, porém faltava um pouco de equipamentos como data-show por exemplo, que ajuda a transmitir conteúdos e chamar mais atenção dos alunos, mas por outro lado havia agora as televisões com pendrive.

O que tenho de mais critico é quanto à falta de freqüência dos alunos durante as aulas, principalmente de sexta-feira. Dizem que o ensino no Brasil está ruim devido aos professores ruins, mas na verdade depende muito mais dos alunos, que não vem para a sala de aula, ficam na rua, em casa, sabe-se lá o que estão fazendo nessas horas. Deveria ter um controle mais rígido da freqüência e acompanhamento dos pais, já que isso é de responsabilidade deles também.

Com relação à infra-estrutura, talvez nas escolas periféricas essa realidade seja diferente e não tenham condições tão boas quanto ao colégio visitado, que se situa na região central da cidade, mas pelo menos em relação a ele, a impressão que tive do ensino público foi boa.

Enfim, essa foi uma ótima experiência para se pensar a educação no Brasil e minha posição sobre o ensino. Certamente isso me influenciará na hora de escolher seguir ou não a carreira docente.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Proposta de atividade simulada. Jogo para sexta série

Análise do texto de Carlos Eduardo Vieira e Medson Gomes de Sá intitulado: Recursos didáticos do quadro-negro ao projetor, o que muda?

Neste texto os autores buscam dar várias idéias sobre diferentes formas metodológicas para se fixar um tema estudado. Segundo os autores, “o método diz respeito à forma como se pretende trabalhar um conteúdo para atingir um objetivo. O método inclui a escolha de recursos didáticos e a dinâmica da aula”.

Para ele o desafio atual para os professores seria o de incorporar os recursos disponíveis da mídia numa aula realmente produtiva e desafiadora.

Os jogos são bons por criar expectativa, ansiedade e entusiasmo dos alunos. Seria um desafio das suas habilidades e conhecimentos, porque eles acabam estudando para vencer. Contribui também para a integração social e a responsabilidade.

Segundo os autores, “O professor deve usar sua inventividade para criar seus próprios jogos, de acordo com os objetivos de ensino-aprendizagem que tenha em vista e de forma a adequá-los ao conteúdo a ser estudado”.

No caso de uma aula com vídeos, além da visualização o professor deve levantar questões para o aluno não ficar passivo no processo, o professor exploraria as imagens e seqüências, articularia tempo e espaço e extrairia informações para se valer das propriedades específicas de um vídeo, como o som, a imagem e o movimento. Antes da escolha do vídeo o professor deve tê-lo assistido para selecionar o que mais se adapte ao conteúdo, e marcar pontos para discussões. No final pode-se fazer questionários, pedir resumos, debates, etc, para que se tenha o retorno do que foi aprendido.

Com o uso da informática é preciso que essa tecnologia seja utilizada de forma que se crie um manual de navegação para orientar os alunos para raciocinarem, para que avancem no conteúdo, já que a informática possibilita inúmeras formas de se ensinar diversos conteúdos, seja por meio de programas, jogos eletrônicos ou internet. Para ajudá-los pode-se utilizar dados atualizados e ilustrações que abranjam o tema.

Com a música pode-se utilizá-la como complemento para auxiliar as atividades desenvolvidas, ou para “ilustrar” um dado tema.

O giz e o quadro negro devem ser utilizados para organizar as idéias, fazer uma síntese da aula dada. Não se deve fazer o aluno copiar textos longos na lousa, pois fica cansativo e porque o ideal é fazê-lo ler e interpretar.

Textos servem para guiá-los a fixar o que foi exposto ou o contrário, fazê-los ler para explicar oralmente depois. O texto é ideal para exercitar a reflexão e a leitura, sendo que depois é mais fácil de se complementar o assunto abordado.

Mapas e globos são ótimos para localizar os fenômenos em estudo e contribuem para a educação cartográfica, e para trabalhar suas estruturas da inteligência para o domínio espacial.

Os trabalhos em grupo contribuem para a troca de conhecimentos, além de permitirem a socialização, responsabilidade, colaboração, participação, respeito à opinião do outro, atenção como ouvinte, etc.

Com os fóruns simulados, deve-se realizá-lo com cuidado para que se consiga administrar diferentes perspectivas de um fato, assumir um ponto de vista, investigar e conseguir construir argumentos lógicos para a defesa do seu ponto de vista.

Com o jornal falado pode-se prepara pôsteres com fotos do tema estudado. Mas a exposição deve ser preparada com responsabilidade, e o professor deve cuidar do envolvimento de todos os participantes para evitar que o assunto seja conduzido por poucos.

Uma dramatização exige do aluno uma representação de um fato em estudo, obrigando o aluno entender o conceito, o acontecimento ou valores em construção. “A mudança no foco de estudo motiva o aluno a desempenhar com êxito seu papel. [...] A dramatização é um recurso que pode ser enriquecido se trabalhado em projeto interdisciplinar”.

Fazendo uma conclusão da análise, podemos dizer que há diversas formas de se trabalhar um dado conteúdo, de forma que, desde que preparado com responsabilidade, possa envolver o raciocínio e a socialização de todos, deixando a aula mais leve, possibilitando uma maior absorção do conteúdo dado, já que ele se fixa no aluno de forma natural, quase que espontânea, diferente daquela aula onde o professor fica na frente falando ou mandando-os copiar por muito tempo, cansando-os e sem querer privando-os de absorver o conhecimento que se pretendia transmitir.

Jogo de Geografia para sexta série

Proposta:

A proposta é fazer com que a os alunos se dividam em grupos e criem seus próprios jogos educativos, contando com o auxílio do professor e tendo como base um modelo, que deve ser estruturado pelo professor.

Depois de prontos, os grupos deverão trazer os jogos para a sala de aula e trocar com os outros grupos, assim cada grupo joga o jogo do outro, aumentando a variedade de perguntas e estimulando os alunos a estudarem o conteúdo para vencer.

Objetivo:

O objetivo do jogo é fazer com que os alunos, de uma forma mais interativa, possam exercitar sobre o tema que foi estudado e assim fixar o conteúdo e aprender um pouco mais, além de interagir socialmente, estimular a criatividade, e despertar o espírito de competitividade.

Como construir:

A construção do jogo é simples e seu custo é pouco, possibilitando qualquer um de realizá-lo.

Os materiais utilizados foram:

-1 Papel paraná,

-4 cartolinas coloridas,

- cola,

- tesoura,

- lápis de cor ou canetinha,

- régua

- lápis de escrever.

- cronômetro (de celular, de relógio, etc.)

-1 dado

-pinos de tabuleiro

(Material utilizado na construção do jogo).

Deve-se deixar claro também que não é obrigado a utilização de cartolinas coloridas, podendo desenhar as casas no próprio papel paraná, barateando o custo do trabalho.

Primeiro deve-se cortar o papel paraná no tamanho desejado para a construção do tabuleiro (recortamos ¼ do papel). Depois de definido o tamanho e recortado, deve-se recortar 2 das cartolinas coloridas em pequenos retângulos, todos de tamanho aproximado (utilizamos a medida 4x3cm) e colá-los formando um caminho de saída e chegada.

A saída e a chegada podem ser feitas com mais uma cartolina de outra cor ou desenhadas diretamente no tabuleiro, mas não se esqueça de indicá-las. Se quiser pode enfeitar os espaços em branco a gosto.

(Recortando a cartolina para fazer as casas que serão percorridas no jogo).

(Colando o caminho que será percorrido no jogo).

Com relação às cartas, pode-se utilizar uma outra cartolina. Corte a cartolina em vários retângulos de tamanhos maiores que os utilizados para a confecção das casas (utilizamos 8,5x5,5cm). Depois de recortados, escreve-se a pergunta na parte superior do cartão e a resposta na parte inferior do mesmo. As perguntas deverão seguir o conteúdo dado pelo professor seguindo o livro didático ou o texto dado em aula, e a resposta deve ser correta, seguindo o que está no livro ou no texto.

Para os pinos podem ser utilizados pinos de outros jogos que os alunos já possuam, ou então usar a criatividade e fazê-los com tampinhas de refrigerante, escolhendo tampinhas de cores diferentes ou pitando-as.

(Cartas de pergunta e resposta criadas com cartolina azul).

(Enfeitando o tabuleiro).

(Tabuleiro finalizado).

Como jogar:

O número de peças será de acordo com o número de alunos em cada grupo, representando cada uma um jogador. Começa o jogo quem tirar o número maior no dado. Em caso de empate o dado deverá ser jogado novamente e assim quem tirar o maior número começa o jogo. O próximo jogador é o que estiver à esquerda do primeiro e assim por diante.

O aluno a sua esquerda (que será o próximo jogador), deve retirar o cartão e fazer a pergunta. O aluno que está jogando deve responder à pergunta corretamente e tem 30 segundos para responder a questão. Se acertar, o jogador deve lançar o dado para andar o respectivo número de casas. Se errar, ele não joga o dado e fica onde estava. Vence o jogo o aluno que atingir à chegada primeiro.

Conclusão:

Com essa atividade simulada, podemos notar que os alunos certamente estariam aprendendo com essa atividade, já que ela faz com que o aluno de sinta mais livre e mais motivado, já que brincadeira traz sensações prazerosas. Deve-se tomar cuidado na hora de elaborar as questões corretamente para que não haja erros de português, erros de conteúdo, e que não haja questões muito complexas, por isso é sempre bom guiar-se pelo livro didático ou pelo material que está sendo utilizado em sala de aula.

Os alunos se divertiriam muito e ao mesmo tempo conseguiriam revisar a matéria, além de interagirem socialmente, o que é muito importante na formação de um cidadão.

(Jogo sendo utilizado).

(Alunos jogando).

ANEXOS:

Perguntas utilizadas nas cartas

1. Quais os fatores naturais que mais influenciam a agricultura?

R: Clima, relevo e solo.

2. O conjunto de atividades agrícolas e pecuárias é chamado de?

R: Agropecuária

3. Qual o sistema utilizado para manter a umidade do solo na ausência de chuvas?

R: Irrigação

4. Qual a diferença na absorção de água entre um solo arenoso e argiloso?

R: O arenoso absorve mais rápida água e o argiloso mais devagar.

5. Qual o tipo de solo encontrado na cidade de Londrina?

R: Terra – roxa

6. O que é agricultura de subsistência?

R: É uma agricultura voltada para o consumo dos produtos pela própria família.

7. O que caracteriza a lavoura comercial?

R: Máquinas, tratores, fertilizantes, sementes.

8. O que é uma monocultura?

R: É o cultivo de um único produto agrícola.

9. O que são os produtos transgênicos?

R: São produtos modificados geneticamente.

10. Quais as regiões que possuem o maior número de grandes propriedades rurais?

R: Centro-Oeste e Norte

11. O que é um latifúndio?

R: São extensas propriedades rurais.

12. O que é um bóia fria?

R: Assalariado temporário que trabalha em épocas de colheita e semeadura.

13. Quais as três principais características das atividades que envolvem a propriedade familiar no Brasil?

R: Subordinação à indústria, aumento do número de pequenas propriedades e crescimento do número de pessoas ligadas à atividade agrícola.

14. O que é pecuária? De que tipo ela pode ser?

R: É a criação de animais. Intensiva ou extensiva.

15. O que é pecuária intensiva?

R: O gado é criado confinado.

16. O que é pecuária extensiva?

R: O gado é criado solto no pasto.

17. O que é suinocultura?

R: É a criação de porcos.

18. O que é avicultura?

R: É a criação de aves.

19. O que é êxodo rural:

R: Migração do campo para a cidade.

20. O processo de industrialização em nosso país acelerou o crescimento das cidades, tornando o Brasil um país urbano e industrial, esta afirmação é verdadeira ou falsa?

R: Verdadeira

21. A partir de 1940 a população rural do Brasil no total populacional vem aumentando ou diminuindo?

R: Diminuindo

22. O que é uma economia agro-exportadora:

R: Uma economia que exporta, vende para outros países produtos agrícolas.

23. Quais são as atividades primárias?

R: Agricultura, Pecuária e Extrativismo.

24. Quais são as atividades terciárias?

R: Comércio e serviços.

25. O que é indústria?

R: É uma atividade econômica que transforma a matéria-prima em produtos.

26. Qual a função de uma indústria de base ou de bens de produção?

R: Transformar a matéria-prima em um produto acabado ou semi-acabado, que servirá de base para a produção de outros bens.

27. O que produz uma indústria de bens de capital ou intermediários?

R: Ela produz os meios e os instrumentos necessários a outras fabricações e aos transportes, como autopeças, ferramentas e máquinas em geral.

28. O que produz uma indústria de bens finais ou de consumo?

R: Produz bens prontos a serem desfrutados diretamente pela população.

29. Dê três fatores que podem influenciar a instalação de uma empresa em um dado lugar?

R: Concentração de mão-de-obra, acessibilidade e eficiência dos meios de transporte, proximidade do mercado consumidor, incentivos governamentais, próximo às fontes de matéria-prima e de energia, etc.

30. Quais os principais tipos de energia que podem ser utilizadas por uma indústria?

R: Energia Térmica, Elétrica e Nuclear.

31. A energia térmica é obtida pela queima de um combustível fóssil. Quais podem ser?

R: Carvão mineral, petróleo, gás natural, álcool, lenha, xisto.

32. O que significa a sigla MST?

R: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

33. O que é a Reforma Agrária?

R: A reforma agrária é um sistema que busca distribuir terras para pessoas que não possuem moradia. É um processo que se fez necessário por causa da grande quantidade de terras concentradas nas mãos de poucos e isso se deu desde o período da colonização quando as terras foram distribuídas de forma injusta e ainda sem produzir.

34. O que significa INCRA?

R: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

35. Qual a função do INCRA?

R: Administrar a questão agrária do Brasil.

36. O que é o MST?

R: É um movimento social cujo objetivo principal é a Reforma Agrária no Brasil.

BIBILIOGRAFIA:

MOREIRA, Igor. Construindo o espaço brasileiro.6ª série.4.ed.São Paulo: Ática, 2003.

Colégio Rainha da Paz. Disponível em:

<http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/geografia/jogo6/home.htm>. Acesso em agosto de 2008.